Conhecendo o Espaço Geomemórias
O Espaço Memória da Geografia Brasileira Contemporânea teve origem em março de 2004, a partir da dinamização do Projeto Espaço Biobibliográfico MILTON SANTOS – Obra e ideias, implantado no Departamento de Geociências/CFH/UFSC em 1996, através da iniciativa do professor Ewerton Vieira Machado. Além deste professor, teve também a participação das professoras Magaly Mendonça e Maria Lucia de Paula Herrmann, que redimensionaram o projeto original, aglutinando, num único local, atividades com fins acadêmicos, capazes de reunir não apenas elementos da obra de Milton Santos, mas também, de outras grandes personalidades da geografia brasileira e catarinense.
O Projeto visa ações não apenas no sentido de resgatar obras e alocá-las em um ambiente único, mas, e principalmente, possibilitar a socialização dos materiais como forma de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação em geografia na UFSC, e outras demandas que venham a surgir. Sem recursos financeiros, o projeto sempre contou com apoio (notadamente material) de instâncias da UFSC (GCN, PPGeo, CFH, Pró-Reitorias) em suas ações, e esporadicamente, de outras IFES e iniciativas privadas como livrarias.
Com o passar dos anos, o rico acervo foi ampliado e continuou sendo mantido sob a coordenação do professor Ewerton V. Machado. Com sua aposentadoria em 2016, a aposentadoria anterior da professora Maria Lucia Herrmann, e o falecimento da professora Magaly Mendonça, o projeto ficou acéfalo e com o risco de se perder todo o seu acervo. Nisto, o professor Nazareno José de Campos se propôs a assumir a coordenação do Projeto, e que foi definida pela Direção do CFH através da Portaria nº138/2019/CFH, possibilitando o retorno às atividades e ao objetivo de que o acervo esteja aberto a estudantes e profissionais de geografia da UFSC e mesmo de outras instituições de ensino. Todo o acervo está localizado em espaço físico do bloco A do CFH, onde anteriormente se localizava o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Geografia.
Atualmente, temos a presença de bolsista, organizando o acervo, ajudando na organização do site, e possibilitando o atendimento ao público interessado em pesquisar as obras do acervo do Espaço Memória. As atividades do Estágio no Espaço Memória consideram a organização do acervo; a criação e manutenção de seu site; a programação, com a supervisão do Núcleo, de atividades acadêmicas e pedagógicas ligadas às obras e aos autores; o atendimento ao público interessado em pesquisar, in loco, as obras do acervo; entre outras atividades inerentes a temas pertinentes ao acervo.
O Espaço Memória da Geografia Brasileira Contemporânea reúne elementos da obra de autores da geografia brasileira e catarinense, como de Milton Santos, Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, João José Bigarela, Manuel Correia de Andrade, AzizAb’Sáber, Orlando Valverde, Victor Antônio Peluso Junior, Paulo Fernando Lago, entre outros; além de uma série de periódicos, entre os quais, a coleção completa da versão impressa da Revista Geosul. Além de resgatar as obras e alocá-las em um só ambiente, possibilita sua socialização como forma de apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto na graduação e pós-graduação em geografia da UFSC, quanto de outras possíveis demandas de estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento, a partir de interesses individuais ou coletivos, também de outras instituições de Santa Catarina como de outros estados brasileiros.